GRAB NA LUTA CONTRA A AIDS - ATIVIDADES DIA 1º DE DEZEMBRO |
Em alusão ao dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o GRAB realiza diversas atividades de prevenção, conscientização e apoio à assistência/ controle social das políticas de saúde.
Cerca de 30 (trinta) voluntários/as estarão envolvidos/as diretamente com a realização das diversas atividades.
No dia 1º de dezembro, quarta-feira, na Praça do Ferreira, onde se concentrará grande parte das ações, teremos um stand do GRAB onde faremos distribuição de insumos de prevenção, kits, brindes e informativos junto à população em geral.
Em alguns momentos organizaremos rodas de conversa na barraca, onde estarão ocorrendo a distribuição de material, junto aos grupos homossexuais com o objetivo de esclarecer e informar sobre a transmissão do HIV, saúde e sexualidades.
Ainda na Praça do Ferreira, neste dia, montaremos um corredor de 10 metros “O corredor das sensações” que ocorrerá no período de 12:30 às 17h, onde convidaremos a população em geral a transitar pelo corredor e seus compartimentos. Em cada sala do corredor estará ocorrendo uma atividade diferenciada relacionada às experimentações sexuais e a transmissão do HIV. Aqueles que passarem pelo corredor poderão vivenciar sensações diversas e tirar dúvidas sobre DST/HIV e Aids. Atores e jovens alunos de teatro estarão conduzindo a atividade.
O Corredor das Sensações é uma ação do GRAB (Projeto SAGAS - Sobre Nós: Diálogos e Sexualidades) em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids de Fortaleza.
No dia 02 de dezembro (quinta-feira) o GRAB também realizará uma campanha de incentivo à testagem rápida para o HIV junto a jovens, aderindo à proposta da Campanha do Ministério da Saúde: Fique Sabendo (em parceria com a Coordenação Municipal de DST e Aids de Fortaleza). Alguns jovens educadores do GRAB que atuam em comunidades diversas acompanharão outros jovens a realizar o teste rápido, em unidade de saúde de referência (COAS Fortaleza), principalmente aqueles que nunca fizeram a testagem. Essa ação visa estimular a realização do teste para o HIV com o objetivo de promover a saúde, evitar o diagnóstico tardio e promover a prevenção positiva, caso o resultado dê positivo, pois ao iniciar o tratamento e acompanhamento o quanto antes o individuo poderá ter uma melhor qualidade de vida diminuindo as possibilidades de adoecimento, e ainda se conscientizar sobre a importância do uso do preservativo em suas próximas relações.
Os voluntários atuantes nessas atividades são os jovens e equipe participante do “Sobre nós: Diálogos e Sexualidades”, que é parte do projeto SAGAS, parceria do Grupo de Resistência Asa Branca com a fundação Schorer, organização holandesa com ações voltadas ao público LGBTT. Os jovens gays e outros HSH (Homens que fazem Sexo com Homens) serão a linha de frente na luta contra a Aids, pois durante os dois dias vão pôr em prática os conhecimentos adquiridos no projeto, atuando diretamente com o público nas atividades de conscientização, prevenção e cidadania.
Também no dia 02 de dezembro, às 14 h, na sede do GRAB, ocorrerá o lançamento dos resultados do Diagnóstico Situacional do atendimento e acesso/distribuição dos medicamentos antirretrovirais, para infecções oportunistas, efeitos colaterais e da atenção básica, para pessoas vivendo com HIV/Aids. Foram coletadas e sistematizadas informações sobre abastecimento de medicamentos de primeira e segunda linha nos serviços de atendimentos especializados (SAEs), além de informações sobre regularidade, fracionamento e outros possíveis problemas que impactam o acesso ao tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids no Estado do Ceará, com foco para os SAEs de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. Foram realizadas diversas entrevistas com usuários/as em tratamento antirretroviral e servidores das farmácias dos 09 (nove) SAEs visitados.
Essa atividade é realizada pelo GRAB em parceria com o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual - GTPI, da Rede Brasileira pela Integração dos Povos – REBRIP e a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids – ABIA.
O Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB – é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada há 21 anos, que trabalha pela construção e efetivação dos direitos humanos, cidadania, inclusão e acesso à saúde, cultura e educação do público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT e atua também no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids no estado do Ceará.
Francisco Pedrosa - presidente do GRAB
Maiores Informações: Camila Castro- 85- 88122490; Francisco Pedrosa- 91843425
Assessoria de Comunicação: Francisco Pedrosa GRAB: Rua Teresa Cristina, 1050 – Centro – Fortaleza/CE – Brasil Fone/fax: (85) 3253.6197/ 3226.6761 |
comentários