Sexta, 03 Jul 2020
Projeto piloto em andamento no GRAB
         
         

          A partir do mês de abril o GRAB iniciou a implantação do projeto-piloto FOP Asa Branca que visa a aplicação de uma metodologia de prevenção das DST/HIV junto a gays e outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), chamada Líder de Opinião Popular-LOP. Esta metodologia faz parte de um conjunto que compõe o programa de Difusão de Intervenções Comportamentais Efetivas (DEBI em inglês) do Centro de Controle de Doenças (CDC).

          O nome do projeto-piloto é uma alusão ao processo de constituição do diálogo entre os sujeitos envolvidos, na perspectiva da identificação de Formadores de Opinião Popular e ao pássaro Asa Branca, que inspira o nome da instituição. As atividades do projeto estão sendo desenvolvidas junto a uma comunidade de baixa renda, no bairro Couto Fernandes, Regional IV, em Fortaleza. Rodas de conversas sobre cidadania, prevenção e sexo seguro entre gays, HSH e pessoas de suas redes de sociabilidade fortalecerão a atuação de formadores de opinião para modificar, junto a seus pares, normas sociais para adoção comportamentos sexuais mais seguros.

          O projeto contempla a realização de cinco “ondas” (rodadas) de sessões (rodas de conversa) com gays, outros HSH, travestis, do Couto Fernandes. A primeira onda já foi concluída e a segunda está em sua fase de conclusão. Anteriormente ao início das sessões, foi realizado um grupo focal e aplicada uma pesquisa rápida sobre práticas sexuais e comportamento. Almeja-se com essas primeiras atividades envolver diretamente 35 a 45 formadores/as de opinião popular, que multiplicarão as mensagens sobre sexo seguro e cidadania na comunidade. A logomarca do projeto também foi definida pelo primeiro grupo participante.

          Três projetos-piloto com diferentes metodologias de prevenção estão sendo implementados até setembro de 2011, numa parceria entre ONGs locais, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e CDC. O GRAB em Fortaleza, o SOMOS do Rio Grande do Sul e o Conexão G do Rio de Janeiro são as ONGs que participam dessa iniciativa, denominada como DEBIBrasil.

CDC/Brasil(http://www.cdc.gov) Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (http://www.ensp.fiocruz.br)
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar