Segunda, 30 Mar 2020
XII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará - Dia 26 de junho de 2011 - 2º Release

II Encontro Saúde sem Homofobia acontece nesta

quarta-feira  15/06 em Fortaleza

 

No dia 15 deste mês de junho (quarta-feira) acontecerá o II Encontro “Saúde sem Homofobia” em Fortaleza. O evento é uma realização do GRAB, em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da População LGBT da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O encontro está inserido nas atividades que antecedem à realização da XII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, e visa sensibilizar profissionais da Atenção Básica de Fortaleza, bem como das áreas da Assistência Social e Educação, para um atendimento em geral da população LGBT, cidadão, não homofóbico.

O evento visa, ainda, dar início aos esforços da Campanha de Testagem em HIV, sífilis, e vacinação para hepatite B (que será realizado pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico-COAS de Fortaleza).

A atividade ocorrerá no horário das 14 às 17 h, no auditório Waldir Arcoverde, da SESA (Av. Almirante Saldanha, 600-Praia de Iracema-Fortaleza), contará com a presença de cerca de 100 trabalhadores/as das 92 unidades básicas de saúde, e profissionais de outras secretarias municipais e terá a programação abaixo:

Alguns dados importantes:

- Segundo o Ministério da Saúde (PCAP, 2008), a população LGBT no Brasil já é maior que a população de idosos acima de 65 anos, o número é aproximadamente de 15,5 milhões de pessoas (cerca de 8%) em todo o país;

- Segundo dados de pesquisa do GRAB (Intersetorial, Projeto SAGAS, 2009), professores e profissionais da saúde foram referidos como causadores de homofobia dirigida a jovens gays; 36% dos alunos abandonam a escola e 44% afirmam que seu aprendizado é prejudicado devido ao preconceito; 76% dos jovens pesquisados não freqüentam centros de saúde públicos devido à homofobia;

A XII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, que ocorrerá em 26 de junho/11, em Fortaleza,  tem o tema “Unidos/as Somos mais Fortes, pela Aprovação do PLC 122/06 Já!”, como base de reivindicação a aprovação do Projeto-de-Lei nº122/06 (tramitando no Senado), que criminaliza a homofobia.

O teor político dessa edição da Parada tornou necessário algumas atividades para levar o debate de forma prática para a população, como promover debates e seminários sobre Direitos Humanos e pessoas LGBT e, ainda, reforçar ações já promovidas pelo GRAB pautadas na prevenção e na conscientização contra a homofobia, para que esse debate predomine nos eventos que antecedem a Parada e durante o evento.

 

Segue programação:

II Encontro Saúde sem Homofobia com Trabalhadores/as da Saúde.

Objetivo: Promover discussões para a sensibilização dos/as profissionais de saúde da Atenção Básica e outras secretarias municipais,  para qualificar o atendimento em geral da população LGBT

Local: Auditório Waldir Arcoverde- SESA (Av. Almte. Saldanha, 600-Praia de Iracema-Fortaleza).

Organização:

- GT de Saúde da População LGBT da Prefeitura Municipal de Fortaleza

- GRAB – Grupo de Resistência Asa Branca

PROGRAMAÇÃO

14:00h - Abertura:  (Coordenadorias de DST, Aids e hepatites Virais; e da Diversidade Sexual, da Prefeitura de Fortaleza, e GRAB);

14h15min – Painel: Experiências exitosas em Fortaleza:

Exposição 01 - Experiência do Grupo de Resistência Asa Branca- projeto SAGAS inter-setorial saúde na unidade básica de saúde Floresta (SER I). Apresentação: GRAB e UBS Floresta.

Exposição 02 – Apresentação das ações da Coordenação Municipal de DST, Aids e hepatite virais de Fortaleza, ações do PAM e GT da Saúde LGBT.

Exposição 03 – Homofobia institucional, Saúde Sem Homofobia. Centro de Referência LGBT Janaína Dutra.

15h45min – Debate

17h - Coquetel de encerramento

Fundado em 1989, o Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB é uma organização da sociedade civil, e tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais); pessoas vivendo com HIV/Aids, no Estado do Ceará; e desenvolve diversas ações em Ativismo e mobilização comunitária, nas áreas da Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

O GRAB é uma organização pioneira no Estado na defesa dos direitos de LGBT e na luta contra a Aids e é uma das entidades, nessa área, com maior  tempo de existência no país.

 

FOLDER DA PROGRAMAÇÃO: Frente | Verso

 

Francisco Pedrosa - Presidente do GRAB

GRAB: Rua Teresa Cristina, 1050 – Centro – Fortaleza/CE – Brasil

Fone/fax: (85) 3253.6197/3226.6761

E-mails: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Site: www.grab.org.br

 

Contatos / Maiores Informações:

GRAB- Francisco Pedrosa- 91843425; Adriano Caetano-99027543; Camila Castro-88122490

Secretaria Municipal de Saúde- Renata Mota- 88144003

Secretaria Municipal de Direitos Humanos- Orlaneudo Lima- 91012566/ 88909965

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar