Sábado, 19 Jan 2019
Projeto FOP

 

Projeto:  “Formadores de Opinião Popular Asa Branca II”

Objetivo Geral:

O Projeto “Formadores de Opinião Popular Asa Branca” tem como objetivo geral reduzir a incidência da infecção pelo HIV/Aids e de outras DST junto a Gays, outros HSH e travestis, em Fortaleza, no período de 12 (doze)  meses.

Comunidade onde se desenvolve o projeto, em 2013: Bairro da Serrinha- SER IV- Fortaleza-CE.

Apoio: Ministério da Saúde.

Resumo do Projeto:

O FOP apoia-se em indivíduos chave, também conhecidos como “Formadores de Opinião” (adaptação dos LOPs, para a realidade e contexto sociopolítico brasileiro), para mudar normas sociais associadas à redução de risco e à prática de sexo mais seguro de determinada “comunidade ou rede social”, por meio de suas conversas com amigos.

Os formadores de opinião são identificados e recrutados em uma “comunidade/local” específico, e consideram-se as principais redes sociais estabelecidas entre o público trabalhado. Os FOPs participam de quatro sessões de treinamento durante as quais discutem os fatos e mitos sobre HIV/Aids, recebem conselhos práticos para trabalhar mudanças de comportamento, e aprendem e praticam maneiras de reforçar normas para o sexo mais seguro por meio de conversas sobre redução de comportamentos de risco com seus amigos e conhecidos.

Um aspecto fundamental da intervenção é a participação de pelo menos 15% da comunidade alvo nos treinamentos e a concretização de conversas desse conjunto de FOPs treinados com amigos e conhecidos sobre a redução de comportamentos de risco.

Segundo avaliação da metodologia feita pelo CDC, conseguindo-se alcançar essas duas metas (15% da população da comunidade treinada e conversas sistemáticas realizadas pelos FOPs com amigos)  a intervenção consegue alterar determinada norma social vigente na comunidade (relacionada à prática e/ou comportamento para prevenção das DST/HIV), estabelecendo assim uma mudança em termos de comportamento(s) de risco em prol da prática do sexo mais seguro.

Atividades:

-Identificação do lócus do projeto;

-Realização de mapeamento e identificação de subgrupos de amigos ou grupos fechados na rede social;

-Identificação, sensibilização e recrutamento dos FOPs;

-Produção de material educativo;

-Realização do treinamento para FOPs (04ondas);

-Realização de reuniões com parceiros;

-Elaboração de relatórios;

-Monitoramento e apoio aos FOPs;

 

comentários 

 
#1 ParticiparArielly 20-04-2017 21:47
Como Faço para participar.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar