Segunda, 06 Jul 2020
Divulgando Festival Casulo de Arte Drag e Transformista - 19 de maio - Fortaleza

Unifor sediará festival de arte drag e transformista

 

 

Promover a visibilidade e valorização da arte transformista e drag queen é um dos objetivos do Festival Casulo, cuja primeira edição acontece no dia 19 de maio, na Universidade de Fortaleza – Unifor.  A programação do evento inclui a realização de debate, mostra audiovisual de curtas-metragens, exposição fotográfica, apresentações musicais e de dança, além de um concurso que elegerá a melhor performance drag queen de Fortaleza.

Fortaleza possui uma bela história de arte e resistência que se constrói com performances transformista e drag, nem sempre (re)conhecidas. Iniciativas como a do Festival Casulo podem potencializar e visibilizar esses importantes agentes tanto no meio acadêmico como reverberar além dele, mobilizando discussões que dizem respeito a todos nós”, afirma a psicóloga Juliana Justa, autora do livro “Ela é show: performances trans na capital cearense” e uma das palestrantes confirmadas para o debate. Segundo os organizadores, “cada montagem drag queen e transformista é também um processo de desmontagem, pois nos convoca a refletir sobre os limites e opressões estabelecidas sobre corpo, gênero e sexualidade. Acreditamos no potencial da arte em sensibilizar e provocar mudanças sociais em prol da liberdade e da equidade”.

Drag queens de Fortaleza e Região Metropolitana poderão se inscrever no concurso de performances até 04 de maio, conforme o regulamento disponível no site do evento. Cachê artístico, ensaios fotográficos e outros itens estão entre a premiação do concurso. Fotógrafos profissionais e amadores que tenham imagens sobre o tema também poderão participar da exposição coletiva “Sobressaltos: closes e memórias das (des)montagens”, enviando seu material até 04 de maio.

O Festival Casulo de Arte Drag Transformista é uma iniciativa discente do Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Unifor e terá programação inteiramente gratuita e aberta ao público.

Programação (19 de maio de 2016)

15:00 - Abertura de Exposição Fotográfica "Sobressaltos: closes e memórias das (des)montagens"

Exposição coletiva de fotógrafos profissionais e amadores cearenses que tiveram a arte transformista como tema de seus trabalhos e/ou cujos acervos contribuem para a construção de memórias narrativas dessa expressão em Fortaleza.

16:00 às 18:00 - Debate "História, significados e desafios da arte drag e transformista no Ceará"

Com Juliana Justa (UFSCar), Lena Oxa (TV Diário) e Convidada Surpresa.

18:00 às 19:10 - Mostra Divine de Curtas

Exibição de obras audiovisuais de curta-metragem que aludem o universo Drag e transformista.

19:30 às 22:00 - Concurso Casulo de Performance Drag 2016

Competição que elegerá a melhor performance drag queen de Fortaleza.

*Programação sujeita a alterações

Serviço

Festival Casulo de Arte Drag e Transformista

19 de maio de 2016 (quinta-feira), de 15 às 22h

Sala de Vídeo C do Centro de Convivência e Teatro Celina Queiroz (Campus da Unifor, Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza – CE)

Inscrições para o Concurso Casulo de Performance Drag 2016 até 04 de maio/16.

www.festivalcasulo.com.br

Evento Gratuito e Aberto ao Público

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar